História

O Centro de Acolhida Morada São João, inaugurado em 23 de dezembro de 2010, oferece serviços que contemplam o abrigamento provisório dos idosos em situação de vulnerabilidade e risco social, em regime de co-gestão; preparando-os para o alcance da autonomia pessoal e social. Tem capacidade de até 210 vagas destinadas ao acolhimento de idosos a partir dos 60 anos de idade e de ambos os sexos.

O serviço oferece acolhida, alimentação (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) guarda de pertences pessoais, kits de higiene pessoal para atendimento das necessidades básicas, espaço para convívio, atendimento individual e grupal, além dos encaminhamentos aos serviços da rede, conforme necessidades apresentadas pela população usuária ou diagnosticada pela equipe técnica.

A Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana, CROPH, que atua há cerca de 40 anos nesta área, é a gestora do Centro de Acolhida Morada São João, a partir de um convênio feito com ambas as partes. E mantém uma equipe de profissionais que atende aos idosos deste Centro de Acolhida, composta por 02 (dois) assistentes sociais, 01 (uma) psicóloga, 01 (um) assistente técnico, 14 (quatorze) orientadores sócios educativos, 11 (onze) profissionais na área de apoio, 01 (uma) cozinheira e 01 (um) gerente de serviço.
Na Morada São João, o foco do trabalho realizado é um acolhimento dos idosos de forma a proporcionar a cada dia o fortalecimento da auto-estima e da confiança pessoal, criando um caminho para a socialização que norteia a construção de vínculos interpessoais e familiares, na perspectiva da inserção sociocultural e de fortalecer a consciência da cidadania.
Para isto, a Morada São João, que está abrigada em um prédio histórico da Avenida São João tem buscado oferecer aos idosos serviços que a diferenciam e corroboram o objetivo de proporcionar aos idosos abrigados uma melhor condição de vida.